O principal motivo que move o preconceito contra obesos é a ignorância, e na maioria das vezes eles são sinônimos de doença, preguiça e desleixo. É claro que a ciência encara a obesidade como doença, mas esse ‘’problema’’ vai além de ser tratado medicinalmente. Já pensou como seria você ser multado por uma companhia aérea por causa do seu peso? Ou então sair pra jantar e ficar com medo de sentar naquelas cadeiras de plástico? E ir ao cinema e não encontrar um lugar adequado ao seu tamanho? A obesidade vai além de ser uma doença acompanhada por profissionais da área.
O preconceito leva ao estresse e aumenta a pressão sanguínea, o que agrava ainda mais o quadro clínico. A questão é: e se fosse você no lugar do obeso, você gostaria de ser sinônimo de coisas ruins?E como se sabe ainda não existe nenhuma lei que proteja os obesos de serem chateados e rotulados todos os dias, nem uma ‘’marcha’’ em combate ao preconceito praticado contra os gordinhos. Mais do que uma reivindicação é necessário um movimento geral dos próprios obesos em brigar pelos seus direitos, não só em espaços físicos, mas também seu lugar na sociedade.


Acadêmica: Natali Cujari

Referências: 
*Os textos e trabalhos aqui expostos não expressam a opinião da instituição.

© 2013 Jornalismo 2013 - 2016 | UDC - Desenvolvido Por Viewer | Social Media com a Parceria de Templateify & Sponsored By